sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mitos e verdades sobre nossos filhos!

Muita gente deveria ler isso.

Ninguém sabe ao certo de onde e quando surgiram estas afirmações, mas muita gente se sente confusa com elas. 


Acabe com suas dúvidas, de uma vez. 

Recém-nascido sente muito frio: muita gente pensa que o recém-nascido é superfriorento, quando na verdade, tem a mesma sensibilidade térmica que nós.Como grande parte das mães não sabe disso, coloca muitos agasalhos no bebê. Um erro. 

Quando o bebê é grande, precisa nascer de cesárea ?
Mito. É claro que o peso do bebê às vezes influi na escolha adequada da via de parto, porém isso não é uma regra. É necessário antes fazer uma avaliação adequada da pelve materna (bacia) e também das condições psicológicas da gestante. 


Barriga pontuda é menino, e espalhada é menina .
Mito. Não existe qualquer estudo que comprove tal afirmação, porém é algo muito antigo que diverte as grávidas nas conversas com amigas e familiares. 

Andar descalço resfria: há pais que vivem apavorados e não permitem que o filho ande descalço. Mas não é o pé nem o sapato que resfria, e apenas aqueles que não estão acostumados às temperaturas mais baixas reagem mal ao contato súbito com o frio.  A mesma coisa é o sorvete: Ele não deixa ninguém resfriado. Pode doer, se a garganta estiver inflamada, daí sim é bom evitar. Não que vá fazer mal, PORQUE NÃO FAZ, mas dói.

Leite materno pode ser fraco: não existe leite materno fraco. Este tabu surgiu a partir do momento em que as mães passaram a ter a opção do leite em pó como substituto de seu próprio leite. 

*Elas experimentaram o leite de vaca em seus filhos e perceberam que estes levaram mais tempo para reclamar de fome. 
Algumas acharam, por isso, que ele era mais forte. Engano:o leite de vaca é apenas mais gorduroso. Além disso, como este também leva açúcar e farinha, o estômago do bebê fica cheio por mais algumas horas.. 

Chupeta faz ficar dentuça: infelizmente é verdade. Tanto à chupeta quanto o dedo exercem uma pressão na arcada dentária, forçando-a para fora. 
Por outro lado, não se pode esquecer que a chupeta ajuda as crianças a suportarem melhor a ausência do peito da mãe, deixando-as mais calmas. Mais é importante seu uso não ultrapassar os seis meses

Criança não tem dor de cabeça: dor de cabeça independe da idade. Mesmo os bebês novinhos podem sofrer desse mal como conseqüência de infecções virais, alergias, problemas digestivos ou febre. 

Com gripe não pode ir à praia: não tem o menor fundamento a crença de que água fria cause resfriados. Pelo contrário: banhos de piscina bem cedo pela manhã são ótimos, inclusive para prevenir resfriados. Principalmente no caso de crianças alérgicas. 
Quando seu filho estiver encatarrado, por causa de um resfriado que está acabando, o banho de mar ou piscina é saudável e funciona como uma boa fisioterapia respiratória, ajudando a eliminar as secreções. Deve-se apenas ter o cuidado de envolvê-lo na toalha ao sair de dentro da água para evitar que sinta frio. A única contra-indicação aos banhos fica por conta de crianças com problemas de ouvido



Fonte: e-family net


Existem INÚMEROS MITOS, pesquise.


Beijo

2 comentários:

  1. Poxa essa da barriga até me irrita um pouco, pq meu meninão vem aí e minha barriga é "espalhada". Então, até as vendedoras das lojas olham pra mim e dizem logo: é menina?

    tem foto minha aqui:
    http://www.umnovotempo.net/index.php?option=com_content&view=article&id=71:cha-do-bebeco&catid=36:um-novo-tempo

    Meu site é o www.umnovotempo.net, passa lá e dá uma conferida tb!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino. Me sentia assim quando não sabia o sexo.. Eu não gostava que ficassem dizendo: "É UMA MENINA.." ou "É UM MENINO.."
      É super chato as pessoas tentarem adivinhar. Pelo menos pra mim.
      Vou passar lá sim, beijos

      Excluir